Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



19 de março de 2010

Eslováquia - Slovenská Republika

Bratislava


Capital: Bratislava
Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Superfície: 49 000 km²
População: 5,4 milhões de habitantes
Moeda: coroa eslovaca
Língua oficial: Eslovaco
A República Eslovaca tornou-se independente em Janeiro de 1993, após a cisão da Checoslováquia em duas Repúblicas independentes.

A Eslováquia situa-se no centro da Europa. A capital, Brastilava, é banhada pelo Danúbio, que constitui uma fronteira natural. A zona norte do país é dominada pelos montes Cárpatos. É na região que ficam os Montes Tatras, conhecidos pelas suas estações de esqui e pelo seu pico mais elevado, o Gerlachovsky, com 2655 m. As terras da planície do Danúbio formam uma região fértil, onde é produzido trigo, centeio, batata, beterraba sacarina, fruta, tabaco e vinha.

O Presidente, eleito por sufrágio universal directo, por um mandato de cinco anos, dispõe de poderes limitados. O Parlamento unicameral é composto por 150 membros eleitos por um mandato de quatro anos.

A população é constituída por 86% de eslovacos, constituindo os húngaros, a principal minoria étnica.

As numerosas fortificações existentes no cimo das colinas são um testemunho da longa história de invasões que a Eslováquia sofreu. Bratislava, onde eram coroados os reis da Hungria, possui um importante património arquitectónico medieval e barroco.

Os principais pratos tradicionais são os bolinhos de batata com queijo de cabra e a sopa de couve com salsichas.

Entre os eslovacos mais conhecidos contam-se Štefan Banič, que inventou o pára-quedas em 1913, e o famoso artista pop Andy Warhol, ou Andrej Varchola, cujos pais eram originários da Eslováquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário