Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



16 de abril de 2010

Lago Baikal, na Rússia

Lago Baikal, na Rússia


Imagem do lago Baikal por satélite


O Lago Baikal situa-se no sul da Sibéria, na Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk. Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra.

A sua superfície é de 31 500 km² e é tão grande que se todos os rios na terra depositassem as suas águas no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher. Alguns sítios ultrapassam os 1600 m de profundidade e dados mais recentes indicam 1680 m, sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta.

Desaguam nele cerca de 300 rios. É um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia. Mais de 60% dos animais são endémicos: por exemplo, das 52 espécies de peixes, 27 são endémicas.


Expedição no Lago Baikal
Segundo informações da agência oficial Itar-Tass, às 15h50 locais do dia 29 de Julho de 2008, o submarino Mir-2 tocou o ponto mais baixo do lago, 1680 metros de profundidade. A finalidade da expedição é explorar o fundo do lago, colhendo amostras do solo, o que permitirá melhorar as pesquisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário