Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



10 de maio de 2010

Russos mobilizam-se para festa nacional - 9 de Maio

O tradicional desfile militar que assinala os 65 anos do dia da vitória sobre a Alemanha nazi decorreu na Praça Vermelha de Moscovo.
O ministro da Defesa passou revista às tropas, e o presidente, Dmitri Medvedev, pronunciou um discurso da tribuna.
Na cerimónia, que durou 72 minutos, participaram 10.500 soldados russos e cerca de mil representando os países da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes, assim como dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e da Polónia.
É a primeira vez que tropas de países da NATO desfilam na parada militar, a poucos metros das muralhas do Kremlin.
Diversas cidades russas comemoram também este 9 de maio o único evento que mobiliza os cidadãos de todas as classes e ideologias para fazer um tributo aos 26,6 milhões de russos que morreram na guerra contra o fascismo.
Milhares de militantes e simpatizantes do Partido Comunista também participaram nos festejos um cortejo, que percorreu vários quilómetros.


Fonte: Euronews

Sem comentários:

Enviar um comentário