Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



22 de março de 2010

República Jugoslava da Macedónia - Република Македонија (Republika Makedonija)

Skopje


Sistema político: República
Capital: Skopje
Superfície: 25 713 km²
População: 2,05 milhões
Moeda: Denar

A Antiga República Jugoslava da Macedónia tornou-se independente em 1991, na sequência da cisão da Jugoslávia. É um país sem litoral, situado no centro dos Balcãs, uma região montanhosa com bacias e vales profundos. A sua principal atracção turística é o Lago Ohrid, na fronteira ocidental com a Albânia.

Dois terços da população é constituída pela etnia macedónia, embora exista também uma minoria albanesa significativa (25%) e duas pequenas minorias turca e cigana.

A Constituição de 1991 foi alterada em 2001 a fim de conferir mais direitos às minorias. O Parlamento unicamaral, ou Sobranie, é composto por 120 membros eleitos por um mandato de quatro anos. O Presidente, eleito por sufrágio universal, por um mandato de cinco anos, dispõe de poderes limitados

O país possui alguns recursos minerais, nomeadamente minério de ferro, cobre, chumbo e zinco. As principais actividades económicas concentram-se nos sectores da agro-indústria, do tabaco, dos têxteis, dos produtos químicos, do aço e do cimento.

Entre as especialidades culinárias locais figuram a carne de porco com couve e cominhos, o pombo estufado e uma variante local de salada shopska (à base de tomate, pepino e queijo de ovelha), uma salada típica da região dos Balcãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário