Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



28 de abril de 2010

“Chernobyl continua a ser uma ameaça”, afirma Ianukovich

Esta segunda-feira, dia 26 de Abril, o mundo relembrou a catástrofe de Chernobyl. Centenas de pessoas estiveram no cemitério de Mitino, em Moscovo. Um lugar onde estão enterrados alguns dos bombeiros que lutaram dia e noite para construir uma protecção que travasse a fuga nuclear.

Estima-se que 600 mil pessoas tenham participado na cobertura do reactor. 25 mil terão morrido.

Foi há 24 anos que o reactor número quatro da central nuclear de Chernobyl, a norte da capital ucraniana, explodiu. O acidente lançou para a atmosfera 200 toneladas de material radioactivo, que atingiu principalmente a Ucrânia, a Bielorrússia e a Rússia.

Apesar da catástrofe, a central só foi fechada há dez anos. Hoje, a protecção que envolve o reactor número quatro apresenta brechas e é necessária uma nova cobertura.

O presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovich , afirmou que o reactor continua a ser uma “ameaça para a Ucrânia e para os países vizinhos”. Por isso, pediu à comunidade internacional uma ajuda adicional de 400 milhões de euros para o projecto de reforço da protecção do reactor. Cerca de mil milhões já foram angariados.

As cicatrizes da catástrofe continuam bem presentes. A apenas dois quilómetros da central, a cidade de Pripyat é um lugar fantasma.

De acordo com as autoridades ucranianas, o acidente custou mais de cem mil vidas. A Greenpeace fala em 200 mil.

Fonte: Euronews

Sem comentários:

Enviar um comentário