Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



28 de abril de 2010

Ucrânia: Oposição ataca governo com ovos

Na Ucrânia, os deputados armaram-se com ovos e partiram para a violência. Esta terça-feira de manhã, no Parlamento, reinou a confusão.

O presidente da Assembleia teve de proteger-se com guarda-chuvas, enquanto nas bancadas os parlamentares trocavam socos.

A tensão entre oposição e governo na Ucrânia está ao rubro. Em causa, a ratificação de um acordo sobre a presença, até 2042, da frota russa do Mar Negro na Crimeia – sul da Ucrânia – em troca de gás mais barato.

O acordo acabou por ser aprovado pelos deputados da coligação de Ianukovich, com 236 votos a favor. Enquanto uns aplaudiam, os outros rebelavam-se. Para a oposição, trata-se de uma ameaça à soberania ucraniana.

No exterior, o ambiente era igualmente tenso… De um lado, uma manifestação em protesto contra o acordo. Do outro, uma contra-manifestação a favor.

O cenário completou-se com um forte dispositivo de segurança, para tentar manter a ordem…
Fonte: Euronews

1 comentário: