Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



22 de abril de 2010

IndieLisboa - filme sobre a Guerra dos Balcãs

Aqui fica a sugestão para um filme a ser exibido no IndieLisboa, no mês de Abril, Cinema Londres, sala 1, nos dias 28 às 21:45h e 30 de às 18:30h.
"Crnci" de Goran Devic e Zvonimir Juric.
Um olhar sobre os horrores da Guerra dos Balcãs, através de uma história implacável de soldados em missão derradeira, levados a extremos psicológicos pela pressão do trabalho.

Ficção, França 2009, 78', 35mm

Argumento: Goran Devic, Marie Hélia, Zvonimir Juric

Fotografia: Branko Linta, Paris-Brest

Productions Música: Jura Ferlina, Pavao Miholjevic

Som: Dubravka Premar, Henri Puizillout

Montagem: Paris-Brest Productions, Vanja Sirucek

Com: Andrés Pazos (Jacobo Köller), Christophe Salengro, Emir Hadžihafizbegovic, Ivo Gregurevic, Krešimir Mikic, Nikša Butijer, Rakan Rushaidat, Saša Anocic, Stjepan Pete, Vincent Tavier

Produtor: Ankica Juric Tilic

Produção: HRT, Kinorama

Sinopse:
"As tréguas foram assinadas recentemente e o esquadrão conhecido por The Blacks, que costumava fazer todo o “trabalho sujo”, precisa de ser dissolvido. Apesar do cessar-fogo, Ivo, o líder que perdeu três dos seus soldados, prepara uma operação para recuperar esses cadáveres, que estão numa floresta minada. Os membros do esquadrão que sobreviveram, torturados pelas suas dúvidas pessoais e pela culpa, entram em acção. A dupla de realizadores-argumentistas utiliza uma estrutura de inversão, começando com a missão que acaba em tragédia ao fim de 20 minutos, para regressar ao dia anterior e explicar o que os levou até ali. O filme vai da tentativa de resgate até um retrato mais profundo dos demónios interiores presentes nestes soldados: parecem tão atormentados quanto os que torturaram e mataram num sítio a que chamam “a garagem”. No campo de batalha, descobrem que o inimigo que procuram está no sítio onde eles menos esperam: dentro de si próprios".

Sem comentários:

Enviar um comentário