Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



29 de abril de 2010

Reaproximação de relações entre a Rússia e a Polónia?

Sob um fundo de reaproximação de relações entre a Rússia e a Polónia, o governo russo disponibilizou na internet uma série de documentos.

Tratam-se de textos até então secretos, sobre o massacre de oficiais polacos em 1940 em Katyn por parte da polícia política de Stalin, que muito têm envenado as relações entre os dois países.

Estes documentos foram desclassificados em Setembro de 1992 e por ordem do presidente Boris Yeltsin as cópias foram transmitidas à parte polaca.

Os russos ainda não reconheceram oficialmente o crime cometido em Katyn como um massacre.

Primeiro, o regime soviético atribuiu as mortes aos nazis, mas ainda há um impasse sobre a “descrição legal do crime”. Vladimir Putin, ao assumir o poder, endureceu novamente a posição de Moscovo.

O primeiro ministro chegou a dizer que se tratava de um “crime político”. Em 2008, jornais russos chegaram a atribuir o crime mais uma vez à Alemanha de Hitler.

Sem comentários:

Enviar um comentário