Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



5 de maio de 2010

Karl Marx: Tréveris (Alemanha), 5 de Maio de 1818 – Londres, 14 de Março de 1883



Faz hoje 192 anos que nasceu Karl Heinrich Marx, intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, actuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura, Geografia e outras. Numa pesquisa da rádio BBC de Londres, realizada em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.

Como acho que seria demasiado extensivo falar das suas obras ou da sua vida e por isso aqui deixo algumas das suas mais brilhantes frases.


"A história de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classes"

"O homem faz a religião, mas a religião não faz o homem"

"O primeiro requisito da felicidade dos povos é a abolição da religião."
 "A religião é o ópio do povo"

"Ser radical é agarrar as coisas pela raiz, e a raiz para o homem é o próprio homem."


Para uma informação mais detalhada : http://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
 (em inglês)

3 comentários:

  1. Augusto Cezar14 dezembro, 2010

    Estranho o site se chamar mundo Eslavo, e ainda assim fazer uma apologia a Marx que junto com Engels sugeria o genocidio dos povos eslavos. Eles consideravam os povos desta origem tão atrasados que nem capitalistas haviam se tornado ainda. Confira as frases, uma de Marx, e uma de seu padrinho de $:

    “Aos slogans sentimentalistas da fraternidade, opomos aquele ódio aos russos, que é a principal paixão revolucionária dos alemães. Só conseguiremos garantir a Revolução mediante a mais firme campanha de terror contra os povos eslavos.” (Friedrich Engels)

    “A principal missão dos outros povos (exceto os alemães, os húngaros e os poloneses) é perecer no Holocausto revolucionário... Esse lixo étnico continuará sendo, até o seu completo extermínio ou desnacionalização, o mais fanático portador da contra-revolução.” (Karl Marx)

    ResponderEliminar
  2. Em que documento está o segundo comentário de Marx (principal missão dos outros povos...)?

    ResponderEliminar