Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



30 de março de 2010

Parque Nacional Białowieża – Património Mundial Unesco

Parque Nacional Białowieża – Património Mundial Unesco

O Parque Nacional Białowieża, localizado na região oriental da Polónia, na “voivodia da Podláquia”, perto da fronteira com a Bielorrússia, tem uma área de 10.502 ha, enquanto a parte mais antiga é uma Reserva Integral (Rezerwat Ścisły) com 4.747 ha e encontra-se no centro da Floresta Primeva Bialowieża, que é a floresta mais natural da parte baixa da Europa.

A história do Parque data de 1921, quando foi criada uma reserva florestal (Rezerwat) que, em 1932 passou a ser o “Parque Nacional em Białowieża” (Park Narodowy w Białowieży). Em 1947 passou a ter a designação actual e é um dos mais antigos da Europa.

Em 1977, o Parque foi reconhecido pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera e em 1979, foi incluído na lista de locais que são Património Mundial. Em 1992 o sítio de Património Mundial passou a incluir também a parte adjacente do Parque Nacional da Bielorússia (“Belavezhskaya Pushcha”).

Para além de ter uma flora muito rica, a Reserva Integral é uma das florestas mais bem preservadas da Europa, uma vez que não houve nela qualquer exploração desde 1921, o que levou a que, de acordo com um inventário de 1991, se tenha calculado que a idade média das árvores seja de 126 anos e muita tenham atingido tamanhos enormes, como por exemplo, um abeto com 52 metros de altura; alguns carvalhos têm mais de quatrocentos anos.

Do ponto de vista da fauna também é interessante, uma vez que é um dos poucos lugares na Europa onde ainda existem bisontes selvagens, havendo mesmo um centro para reprodução destes mamíferos. O Parque contém um importante centro de investigação, ligado à Academia das Ciências da Polónia e à Universidade de Varsóvia, sendo ainda o editor de duas revistas científicas: “The European Bison Pedigree Book” (Livro das Linhagens de Bisontes Europeus) e “National Parks and Nature Reserves” (Parques Nacionais e Reservas da Natureza).

A Floresta Białowieża contém ainda aspectos culturais importantes, tais como vestígios de ocupação humana de tempos pré-históricos, incluindo bem conservados cemitérios. A aldeia de Białowieża ostenta um grupo de antigos carvalhos com os nomes dos reis da Lituânia e da Polónia e um monumento a comemorar a derrota do rei Augustus III da Saxónia, em 1752.

Sem comentários:

Enviar um comentário