Jaroslaw Kaczyński vai ser candidato às eleições presidenciais de 20 de Junho, na Polónia.
O irmão gémeo do presidente Lech Kaczyńsky – morto a dez de Abril num acidente de avião – deixou o suspense em aberto até à última hora. O anúncio foi feito esta segunda-feira, o último dia para a apresentação das candidaturas.
Numa declaração publicada no sítio da Internet do seu partido – Direito e Justiça (PiS) – Jaroslaw explicou que se candidata pela Polónia, apesar da “tragédia pessoal”.
A morte de Lech Kaczyńsky abalou o país. Alguns analistas dizem que a tragédia poderá ter um peso na campanha e influenciar o eleitorado.
Inseparáveis, os gémeos Kaczyński chegaram juntos às cadeiras do poder. Estudaram Direito e militaram na oposição comunista. Em 2005, Lech foi eleito presidente; Jaroslaw foi primeiro-ministro de Julho de 2006 a Novembro de 2007.
Aos 60 anos, Jaroslaw Kaczyński, quer herdar o testamento político do irmão. Tem pela frente Bronislaw Komorowski, o candidato do partido liberal Plataforma Cívica e favorito na eleição, segundo as sondagens.
A dez de Abril, 96 pessoas – entre as quais o presidente polaco e várias personalidades políticas e militares – morreram num acidente de avião, na Rússia.
Bronislaw Komorowski assumiu a presidência interina e é o candidato da coligação centrista do primeiro-ministro Donald Tusk. As sondagens apontam Komorowski como o vencedor, com uma larga vantagem sobre Kaczyński, o líder da oposição conservadora. A Polónia vai a votos a 20 de Junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário