O Castelo de Malbork está situado na cidade de Malbork, na Polónia, em posição dominante na margem direita do rio Nogat, o castelo foi construído pela Ordem dos Cavaleiros Teutónicos.
Actualmente encontra-se classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, desde 1997.
Edificado a partir de 1274 a cidade de Malbork foi desenvolvida a seu abrigo. Tanto o castelo como a vila de Marienburg devem o seu nome à sua padroeira, a Virgem Maria.
O castelo tornou-se o quartel-general dos Cavaleiros Teutónicos, e a sua maior fortaleza gótica. Durante a Guerra dos Treze Anos, o castelo foi aberto pelos cavaleiros teutónicos aos seus soldados imperiais da Boémia.
A localização favorável do castelo junto ao tio Nogat e o carácter plano das suas imediações permitiam um fácil acesso às embarcações mercantis. Durante o período em que governaram a Prússia, os cavaleiros teutónicos exigiam o pagamento de uma portagem aos barcos que passavam pelo rio, impondo um monopólio no comércio do âmbar. Quando a cidade se tornou membro da liga hanseática, muitas das reuniões da liga passaram a ter lugar no castelo.
Foi vendido em 1457 ao rei Casimiro IV da Polónia, separando-se da cidade em termos políticos, uma vez que os cidadãos da cidade resistiam à Polónia.
Em constante construção durante quase duzentos e trinta anos, o Castelo de Malbork é, na realidade, um conjunto de três castelos encaixados. Constitui num clássico exemplo de fortaleza medieval e é o maior do mundo construído com tijolos.
Sem comentários:
Enviar um comentário