Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



31 de março de 2010

Património da Humanidade da Unesco - Ponte Mehmed Paša Sokolović na Bósnia-Herzegovina


A Ponte Mehmed Paša Sokolović em Višegrad, que cruza o Rio Drina no leste da Bósnia-Herzegovina, foi construída em 1577 pelo arquitecto imperial do Império otomano Sinan, por ordem do Gran-Visir Mehmed Paša Sokolović. Representa o auge da arquitetura e engenharia otomana.

Formada por 11 arcos em alvenaria com uma altura entre 11 e 15 metros e uma rampa de acesso perpendicular com quatro arcos na margem esquerda do rio. Os 179.50 metros de longitude da ponte representam uma obra mestra de Mimar Koca Sinan, um dos grandes arquitectos e engenheiros do período clássico otomano e renacentista italiano, com o qual seu trabalho pode ser comparado.

A elegância única da proporção e a monumental nobreza do conjunto são a característica que testemunham a grandeza deste estilo na arquitectura.

Três dos seus 11 arcos, foram destruídos durante a Primeira Guerra Mundial e cinco sofreram danos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo restaurados posteriormente. Em 1992, durante a Guerra da Bósnia, assassinaram-se civis na ponte, durante o massacre de Višegrad.

A ponte é conhecida na actualidade graças ao livro "A ponte sobre o Drina" de Ivo Andrić, Prémio Nobel de Literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário