Sou estudante do Curso de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras de Lisboa e decidi criar este blogue, porque em Portugal, ainda se conhece pouco dos países eslavos. A minha ideia, é a criação de um espaço aberto à divulgação, à troca de informações, de experiências e ideias de tão belos países.
Bem Vindos!!



31 de março de 2010

Património da Humanidade - Igreja de Boyana na Bulgária


A Igreja de Boyana é uma Igreja Ortodoxa Búlgara medieval situada a sul de Sófia, capital da Bulgária, no bairro de Boyana, ao pé do maciço de Vitosha. O monumento foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. O edifício, de dois pisos, está formado por três alas:

A ala leste foi construída no final do século X e princípio do XI.
A ala central foi acrescentada no século XIII, durante o Segundo Império Búlgaro.
A igreja ficou completa com a ala oeste em meados do século XIX.

A igreja é célebre por seus frescos, pintados no século XIII, sobre outros mais antigos. Representam um dos exemplos mais completos e da melhor conservação da arte medieval da Europa Oriental. No total, são 89 cenas com 240 figuras humanas. O autor é desconhecido, mas provavelmente pertencia a escola de arte de Tarnovo. Dezoito cenas ilustram a vida de São Nicolau, contém detalhes da sociedade da época: Em “O milagre no mar”, o barco e os chapéus dos marinheiros recordam a frota veneziana. Retratos de Kaloyan, o construtor da ala central e da sua esposa Desislava, assim como do czar Constantino I e a czarina Irina, são considerados os mais impressionantes da igreja, encontram-se no muro norte.
São Nicolau
Kaloyan e Desislava

A primeira capa de frescos, dos quais se conservam poucos fragmentos, data dos séculos XI e XII e a segunda do século XIII. Contém ainda alguns frescos dos séculos XIV, XVI, XVII e XIX.

Os frescos têm sido restaurados, sucessivamente entre 1912 e 1915, em 1934, em 1944 e entre 1977 e 2000.

Sem comentários:

Enviar um comentário