O Cavaleiro de Madara é uma escultura esculpida em pedra, do início da Idade Média, fica a leste do Planalto Madara Shumen, a leste da cidade de Šumen, no nordeste da Bulgária, perto da aldeia de Madara. A imagem é o símbolo da Bulgária.
A 23 metros sobre o solo numa falésia quase vertical de cem metros de altura, o relevo representa um cavaleiro cravando uma lança a um leão que jaz aos pés do seu cavalo. Uma águia voa frente do cavaleiro e um cão corre atrás dele. A cena é uma representação simbólica de um triunfo militar.
O relevo foi talhado, segundo as se conseguiu apurar, por volta de 710, durante o reinado do khan protobúlgaro Tervel, o que apoia a teoria de que se trata de um retrato do próprio khan e que é obra dos Protobúlgaros, a tribo nómada de guerreiros que se estabeleceu ao nordeste da Bulgária no final do século VII e que após misturar-se com os Eslavos locais deu origem aos modernos Búlgaros. Outras teorias propõem uma origem trácia para o relevo, que nesse caso representaria um deus.
Em torno da imagem do cavaleiro conservam-se parcialmente três inscrições em grego medieval. A inscrição mais antiga teria sido obra de Tervel e as outras duas referem-se aos khan Krum e Omurtag, tendo sido talhadas provavelmente durante os seus respectivos reinados.
Sem comentários:
Enviar um comentário